Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Destaques do Samba

Diogo Nogueira – A nova geração do samba pede passagem

Publicado em 13 de fevereiro de 2011

Diogo Nogueira tem 29 anos, é cantor e compositor e vem de uma nobre linhagem do samba. Filho do saudoso sambista João Nogueira e de Angela Nogueira, acostumou-se desde cedo a ser embalado por choros e sambas.

João costumava levar Diogo para cantar em seus shows e logo vieram os convites para participar de rodas de samba do Rio, hábito que lhe rendeu respeito e aprovação dos bambas da música.

Esteve nas rodas de samba do pai ao longo de toda a infância e adolescência, mas virou jogador de futebol, seguindo uma vontade do pai.

Nogueira chegou a atuar pelo Cruzeiro, de Porto Alegre, em 2005, após se destacar em jogos da várzea carioca. Ele assinaria um contrato com o empresário Baidek, mas teve uma lesão no joelho e voltou ao Rio de Janeiro. Novamente na sua terra natal, Diogo passou a frequentar rodas de samba e formou uma banda própria. Também assinou contrato com a gravadora EMI.

A música popular brasileira ganhou um grande artilheiro.
No final de 2005, participou do antológico show realizado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, comemorando os 40 anos de carreira da cantora Beth Carvalho. Naquela noite, Diogo emocionou a platéia do Municipal ao interpretar “O Poder da Criação”.

Em 2007, Diogo Nogueira gravou seu primeiro DVD no Teatro João Caetano (RJ), com clássicos do samba e músicas inéditas, ao lado dos convidados Marcelo D2,Xande de Pilares, vocalista do Grupo Revelação e o violonista Marcel Powell. CD e DVD foram lançados pela EMI Music no final de 2007, confirmando Diogo Nogueira como a maior revelação do samba de sua geração.

Nos últimos meses, o cantor vem lotando teatros e levando o samba para plateias cada vez mais numerosas em todo Brasil. Foram temporadas com casas lotadas em grandes palcos no Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Brasília, dentre outras cidades.

Depois de promover a mistura de samba com rock ao cantar com a cantora Pitty no projeto Estúdio Coca-Cola, Diogo foi um dos indicados ao Prêmio Multishow de Música Brasileira de 2008, na categoria “Revelação”.

Em novembro de 2008, Diogo fez sua primeira viagem internacional, ao Texas (EUA), onde participou da festa do Grammy Latino 2008, prêmio que foi indicado na categoria principal, como “Artista Revelação”, e aproveitou para fazer shows em Los Angeles e San Diego. Em junho de 2009, Diogo voltou aos Estados Unidos, onde fez uma pequena turnê com shows em Miami, Houston, Los Angeles, San Francisco e Newark.

Assista Diogo Nogueira cantando o samba de breque “Rei do Pedaço”, de autoria de Guilherme Lacerda, no Festival Cultura em 2005.

Além dos shows, Diogo vem dividindo seu tempo com as gravações do programa “Samba na Gamboa” (TV Brasil), onde estreou como apresentador. O programa, que vem sendo muito elogiado, é exibido em rede nacional, todas as terças-feiras, sempre às 23 horas. Diogo já recebeu diversos convidados, como os bambas Beth Carvalho, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Jorge Aragão, João Bosco, Jorge Benjor, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, dentre outros.

Em junho de 2009, Diogo Nogueira lançou pela EMI Music o segundo CD de sua carreira, “Tô fazendo a minha parte”, onde apresenta músicas inéditas, de sua autoria e de compositores como Chico Buarque, Ivan Lins, Arlindo Cruz, Almir Guineto, Xande de Pilares, Flavinho Silva, dentre outros. Em julho do mesmo ano, Diogo começou a turnê oficial de seu novo show, no palco do Canecão, Rio de Janeiro, que recebeu o cantor com a casa cheia. Após a estreia da turnê no Rio, Diogo percorreu as principais capitais do país.

Em outubro de 2009, Diogo Nogueira se sagrou tetracampeão na Portela, co-assinando, pelo quarto ano consecutivo, o samba-enredo da escola de samba do coração da família Nogueira. Tanto em 2007, quanto em 2008, o samba-enredo feito por Diogo recebeu notas máximas de todos os jurados no desfile da Portela.

Em 2010, ganhou o prêmio de Melhor Artista ou Banda de MPB no VMB 2010.
No fim de 2010, lançou “Sou Eu Ao Vivo”, em CD e DVD gravados no Vivo Rio, no Rio de Janeiro. Contou com as participações de grandes nomes da música como Chico Buarque, Ivan Lins, Alcione e Hamilton de Holanda. O DVD já ganhou o Disco de Ouro pela venda de 25.000 cópias.


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados