Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Acadêmicos da Rocinha forma jovens empreendedores na sua comunidade

Publicado em 27 de março de 2011

RIO – O dia 30 de março será de festa na Acadêmicos da Rocinha. Além de comemorar o 23º aniversário da sua fundação, a agremiação festeja o encerramento do seu projeto social ‘Arte Cidadã’, patrocinado pela Petrobras, e desenvolvido pelo Núcleo de Responsabilidade Social da escola, o Qualificar.

Por trás dessa escola de samba existe uma grande responsabilidade que vai além do Carnaval. Cumprindo o objetivo de criar oportunidades de inclusão social e melhorar a qualidade de vida dos moradores das comunidades da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa e Parque da Cidade, que vivem em situação de vulnerabilidade, a agremiação promoveu a qualificação profissional de mais de 1.200 jovens, ao longo de 2010 e no início de 2011. A festa de encerramento do projeto tem início às 16h na quadra e logo após será a comemoração do aniversário da verde, azul e branca.
Ao todo, o Arte Cidadã teve oito oficinas nas áreas de produção do carnaval: adereçaria, chapelaria, modelagem, sapataria, enfesto, corte, costura, eletricista e cenotécnica. Além de aulas de reforço escolar em português e matemática. Fizeram parte da grade curricular palestras sobre legislação, planejamento familiar e indução ao mercado de trabalho. Eles ainda tiveram cursos de inglês, espanhol, empreendedorismo, cursos de capacitação voltados para inclusão digital como: Informática para escritório, edição de imagem, edição de web, montagem de redes e manutenção.

Com foco no desenvolvimento da cidadania, o projeto também promoveu atividades para disseminação da informação através de acesso livre e gratuito ao Centro de Inclusão Digital e à Biblioteca. Apresentação de filmes, documentários no espaço Multimídia, realização de oficinas e palestras abordando temas como: Oportunidade de Geração de Trabalho e Renda, Cuidados com o Meio Ambiente, Saúde, Direito da Mulher, Direito da Criança, do Adolescente, Ética e Cidadania.
Os alunos aprenderam na prática a arte do carnaval, com aulas ministradas nas oficinas montadas na sede da escola e no barracão. Eles vestiram a camisa e trabalharam na confecção das fantasias e alegorias da Acadêmicos da Rocinha para o carnaval de 2011 e da Escola Mirim Borboleta Encantada.

O Qualificar tem em sua estrutura montada na quadra e no barracão da agremiação: salas de aula, biblioteca, cinema, galpão de artes e um espaço de inclusão digital. Neste espaço são promovidas ações sócio-culturais para os componentes da agremiação, moradores das comunidades diretamente assistidas e alunos da rede pública de ensino da região.
Já estão abertas as inscrições para a próxima edição, que acontecerá no meio do ano. Os interessados precisam estar cursando a rede pública de ensino e serem moradores da Rocinha, Vidigal, Vila Canoa ou Parque da Cidade. A idade mínima é 15 anos. Maiores informações na secretaria da Acadêmicos da Rocinha ou então no telefone: (21) 3205-3318.


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados