Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Artesãos de Parintins inovam no carnaval do Rio

Publicado em 14 de fevereiro de 2011

Uma grande festa popular de cores e alegorias, o Boi de Parintins (AM) exporta talentos. No Rio de Janeiro, na Cidade do Samba, profissionais do município amazônico contribuem para inovar no carnaval carioca na construção de carros alegóricos.

Movimentos treinados à exaustão. A coreografia é ensaiada durante meses por um grupo de homens que manuseiam cabos de aço e carretilhas para “dar vida” às figuras gigantescas concebidas pelos carnavalescos. O efeito é espetacular, mas os responsáveis pelo encanto não podem ver o desfile porque atravessam a avenida dentro das esculturas. A articulação das alegorias resulta do conhecimento acumulado por artesãos de Parintins. A sofisticação do trabalho é tão grande que, há mais de dez anos, esses profissionais passaram a ser requisitados pelas escolas de samba cariocas e paulistas.
“Como o Boi Bumbá é realizado numa arena, começamos a pensar em atrativos para dar mais brilho à festa. Aprimorar os movimentos das figuras foi uma consequência disso. A operação não é fácil. Um braço é movimentado por uma pessoa, o antebraço por outra e as mãos ou patas por um terceiro profissional. Todos têm que decorar o que cada um está fazendo para que o efeito seja o mais natural possível ”, explica Rossi Amoedo, chefe de um grupo de profissionais de Parintins que prestam serviços a várias escolas do Rio de Janeiro.

Para facilitar o movimento das figuras, a construção das alegorias também tem sido adaptada. Materiais mais leves como arame, articulações revestidas com látex e espuma para diminuir o atrito e garantir a leveza e precisão dos movimentos constituem algumas das inovações. “Como as figuras se compõem de partes, outro grande desafio é garantir os encaixes perfeitos e calcular tudo milimetricamente para que não haja dano durante o processo de montagem”, explica Rossi.


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados