Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

CACIQUE DE RAMOS é enredo para 2011 no carnaval de Porto Alegre

Publicado em 06 de abril de 2010

CACIQUE DE RAMOS é enredo para 2011 no carnaval de Porto AlegreA Acadêmicos de Gravataí definiu seu tema para 2011, junto com seu cinquentenário a escola falará também dos 50 anos do tradicional bloco Cacique de Ramos do Rio de Janeiro. O título do enredo é: A Onça Negra Festeja o seu Cinquentenário em um Doce Refúgio Chamado Cacique de Ramos. Boa sorte a escola com o desenvolvimento do seu carnaval.







Acesse http://carnavaldeportoalegre.blogspot.com/2010/04/onca-de-negra-define-enredo-para-2011.html

História

A Acadêmicos de Gravataí é uma das escolas mais antigas que participam do carnaval de Porto Alegre.

Fundada em 26 de fevereiro de 1961 por Airton Santos e Adalberto Nascimento a entidade adotou como cores o vermelho e o preto, seu símbolo é uma onça negra. A onça negra foi escolhida devido a uma lenda da região de Gravataí. Sua primeira participação nos desfiles da capital ocorreu em 1993.

Sua sede se localiza na Rua Amélia Fonseca Gomes, nº 31, centro de Gravataí, Rio Grande do Sul.


VOLTAR


Este artigo recebeu 1 comentário

  • LITERATURA DE CORDEL CONTA

    A TRAJETÓRIA DO BLOCO CACIQUE DE RAMOS

    Em 20 de janeiro de 1961 um grupo de jovens de Ramos, Olaria e Bonsucesso, fundava um pequeno bloco sem maiores pretensões. 50 anos depois, este bloco tornou-se um mito do carnaval brasileiro e sua quadra abriga um pagode onde passaram os maiores nomes do samba brasileiro e muitos ali foram revelados. É o Cacique de Ramos, patrimônio cultural do Rio de Janeiro. E pra contar a sua trajetória, o poeta popular Victor Alvim, conhecido também como “Lobisomem”, escreveu sua história no formato da tradicional LITERATURA DE CORDEL.

    “Freqüentador da roda de samba do Cacique de Ramos, o autor tinha o rascunho deste cordel guardado há cerca de 5 anos e decidiu continuar a missão de terminar o texto para homenagear o bloco no seu cinqüentenário
    Pesquisando em livros, discos, jornais, vídeos e conversando com integrantes novos e antigos da agremiação, Victor reuniu as informações básicas que precisava para escrever. A origem das 3 famílias que fundaram o bloco; a rivalidade com o bloco “Bafo da Onça” do bairro do Catumbi; grandes nomes que passaram pela sua quadra e outros detalhes importantes. Conversas com Bira Presidente e Sereno, fundadores do bloco e integrantes do grupo Fundo de Quintal, foram primordiais para esclarecer dúvidas sobre nomes e fatos importantes. Membros da diretoria do Cacique como Tuninho Cabral, Ronaldo Felipe e Renatinho Partideiro, membros da diretoria e apaixonados pelo Cacique foram grandes colaboradores e incentivadores para que o cordelista publicasse o livreto ainda em tempo para as comemorações dos 50 anos do Cacique de Ramos que começam na próxima quinta feira dia 20 de janeiro na sede da Rua Uranos, 1326.


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados