Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Carnaval de Niterói em 2012 vai ser discutido durante audiência pública

Publicado em 02 de maio de 2011

Os sambistas de Niterói começam a definir, em audiência pública na Câmara Municipal da cidade, no dia 11 de maio, a partir das 19h, os planos para a melhoria da organização do carnaval na cidade. No encontro, entre outros temas, será pleiteada a necessidade do retorno permanente do espetáculo à Avenida Amaral Peixoto, no Centro, a partir de 2012, como forma de dar mais visibilidade à festa, melhorar a infraestrutura para a passagem das agremiações e também aumentar as dependências reservadas ao público e demais profissionais envolvidos na organização do espetáculo.
A audiência servirá também para se discutir sobre a viabilidade de construção de uma área permanente de desfiles em Niterói. O projeto de revitalização do Carnaval está sendo organizado pela União das Escolas de Samba de Niterói (UESBCN) em parceria com a Câmara Municipal da cidade.

Revitalização

Em meados de 2005, foi iniciado o processo de revitalização do Carnaval, com a criação da UESBCN, após 15 anos de interrupção dos desfiles oficiais. Desde 2006, o evento acontece na Rua da Conceição. Em média, um público de 6 mil a 10 mil pessoas, entre sambistas e público, tem comparecido diariamente ao evento, realizado entre o sábado e a terça-feira de Carnaval.
“Graças ao trabalho dos nossos sambistas, o espetáculo cresceu. A Rua da Conceição já não tem mais dimensões para receber o público, que a cada ano é mais numeroso e precisa de dependências mais adequadas”, afirma o presidente da Uesbcn, Ito Machado.
Os dirigentes da Uesbcn salientam que, para a realização do desfile na Avenida Amaral Peixoto, será necessário um trabalho de organização bem elaborado, com a criação de um cronograma antecipado, com o suporte financeiro, por parte do poder público, para que as agremiações possam qualificar mais seus desfiles e se adequar às dimensões maiores do corredor viário.
Desde o ano passado, membros da Uesbcn vêm mantendo contato com representantes da Liga das Escolas de Samba de Cabo Frio, na organização do projeto de construção de uma área permanente de desfiles em Niterói, com as dimensões necessárias à passagem das agremiações da cidade.
O município da Região dos Lagos é o único no estado que possui uma passarela com barracões anexos à área de desfiles. Para legitimar o projeto, a Uesbcn pensa em organizar um abaixo assinado, que a cada mês ficaria em uma das agremiações filiadas. A área pleiteada para a construção ainda está sendo escolhida.
“A audiência pública na Câmara de Niterói será fundamental para a concretização dessa nova fase que pode se transformar em um marco na história do Carnaval na cidade, fazendo com que consigamos trazer de volta os bons tempos das décadas de 70 e 80, quando a festa era considerada a segunda maior do país”, diz Ito Machado.


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados