Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Carnaval pelo mundo: muito além do samba

Publicado em 17 de janeiro de 2012

SP – O Brasil é o País do carnaval. Temos escolas de samba no Rio de Janeiro e São Paulo, trios elétricos em Salvador, blocos de rua em cidades do interior de Minas Gerais… Enfim, uma infinidade de opções, não é? Mas conhecer o carnaval de outros lugares do mundo com os amigos pode ser uma ótima ideia.

Roberto Adler, especialista em turismo de São Paulo, explica como o Brasil influenciou outros carnavais e também recebeu influências de fora. “O brasileiro acabou influenciando o carnaval de outros países com as fantasias, as mulatas e o samba.”


O carnaval brasileiro é conhecido pelo samba e por suas passistas que fazem sucesso na avenida


O carnaval é uma festa que teve origem na Grécia antiga, mais de 500 anos antes do nascimento de Cristo. Depois, foi incorporado pelos católicos, marcando o período que antecedia a quaresma. As festas populares ocorriam em diversas partes do planeta. No Brasil, nosso jeito de comemorar foi sendo criado a partir da importação dos costumes europeus.

O pesquisador Gehad Ismail Hajar, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), afirma que a festa brasileira é peculiar. “Nenhum país tem um carnaval com as características do brasileiro, embora haja comemorações semelhantes. É possível dizer que o carnaval sem os ritos e menções religiosas, e com as características festivas de hoje, é invenção brasileira.”

Veja as opções de alguns locais que comemoram o carnaval de forma bem diferente da nossa, mas em grande estilo.  

Québec – Canadá

O carnaval do Québec é considerado o maior carnaval de inverno do mundo. Este ano, será comemorado de 27 de janeiro a 12 de fevereiro. “É um carnaval bem tradicional. O povo é muito hospitaleiro, até mesmo pela característica de ser uma cidade turística”, explica Adler.


Em Québec, as competições de trenó de cachorros fazem parte das festividades de carnaval


A programação de carnaval é diversificada. Além dos bonecos de neve que são fantasiados com adereços da festa, outras atividades, como a corrida de canoa e a corrida de cães de trenó, fazem parte do cronograma da festa.

Veneza – Itália
Realizada na Praça de São Marcos, o carnaval de Veneza é conhecido pelas máscaras e pela elegância. De acordo com Adler, a tradição do baile de máscaras deste carnaval acabou influenciando os bailes brasileiros.


O carnaval de Veneza é famoso pelas máscaras. Há uma infinidade de modelos


O pesquisador Gehad Ismail Hajar explica a tradição da festa italiana.  “O carnaval veneziano é caracterizado pelas máscaras. A partir do século 16, a nobreza usava as máscaras para se misturar ao povo sem serem reconhecidos.”

No início, o carnaval em Veneza era elitizado, mas, com o passar do tempo, acabou se tornado popular. Atualmente, é um dos carnavais mais famosos do mundo.

Nova Orleans – Estados Unidos

O carnaval de Nova Orleans é comemorado na mesma época que no Brasil. Conhecido como mardi gras (terça-feira gorda), as festividades começam no final de semana e duram até a terça-feira de carnaval. “Dentre as atividades, estão as paradas carnavalescas, os festivais de jazz e bonecos fantasiados,” afirma Adler.


As varandas fazem sucesso no carnaval de Nova Orleans. Dá para assistir ao desfile de camarote


As varandas da Bourbon Street também são famosas. São locais ideais para desfrutar da história, atmosfera e cultura e curtir o jazz. Durante o carnaval, muitos preferem ficar na varanda, longe da multidão.


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados