Home » Notícias » Centro Cultural Cartola cria Circuito do Samba
Centro Cultural Cartola cria Circuito do Samba
Publicado em 01 de julho de 2010
Acaba de ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) um projeto do Centro Cultural Cartola (CCC) para certificar locais que fomentam o samba na cidade. Batizado de Circuito do Samba, o projeto tem como objetivo fortalecer os lugares de prática do samba de terreiro, do partido alto e do samba enredo. Patrocinado pelo Ministério da Cultura, por meio do Iphan, o Circuito Cultural do Samba terá duas fases principais. A primeira, que ocorrerá em dezembro, será a sinalização dos locais, com totens, e a criação de um site com informações sobre os locais do circuito. A segunda, prevista para 2011, contará com um ônibus que percorrerá pontos chave da cidade, levando exposições itinerantes e shows.

Na Grande Tijuca, os candidatos à certificação é o Pagode do Trabalhador, que acontece toda segunda-feira no Clube Renascença, e as escolas de samba Salgueiro e Vila Isabel. Na Zona Norte, alguns dos contemplados serão a Portelinha (sede da velha guarda da Portela) e o Cacique de Ramos.
— Ainda estamos definindo os critérios para a certificação, mas os principais parâmetros serão uma referência histórica do gênero e fomentar a prática e a divulgação do samba — explica Nilcemar Nogueira, neta de Cartola e coordenadora de projetos especiais do CCC.
Segundo Nilcemar, a iniciativa visa a preservar a identidade e as características das várias vertentes do gênero musical.
— É muito importante enaltecermos os baluartes do samba, aqueles que iniciaram a tradição e os valores desta arte numa época em que sofriam preconceito e eram até humilhados. Os jovens sambistas e outros artistas da MPB não existiriam sem eles — diz Pituka Nirobe, membro do Conselho do Samba do CCC e da diretoria cultural da Mocidade Independente de Padre Miguel.
Para Bira Presidente, fundador do Fundo de Quintal e presidente do Cacique de Ramos — que completa 50 anos em 2011 e é tombado como patrimônio cultural do Rio de Janeiro —, o projeto vai oferecer mais oportunidade e respeito a quem desenvolve um trabalho sério na área:
— O samba, que é tão respeitado no exterior, merecia um reconhecimento muito maior aqui dentro. Fundado em 2001, o Centro Cultural Cartola (<www.cartola.org.br>) é responsável pelo Centro de Referência de Pesquisa, reconhecido pelo Iphan como Pontão de Memória do Samba Carioca.
VOLTAR
Faça um comentário
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar!