Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Com homenagem a Tanah Corrêa, X-9 é a campeã do Carnaval Santista

Publicado em 09 de março de 2011

ALEXANDRE LOPES/AMANDA SERRA
Fonte: TVTRIBUNA.COM

A X-9 é a grande campeã do Carnaval de Santos. Após um começo de apuração bastante equilibrado, a escola do bairro do Macuco conseguiu superar as concorrentes e conquistar mais um título da elite do carnaval santista. Nos nove quesitos apurados, a escola perdeu apenas 0,25 décimos de ponto.

A apuração da elite do Carnaval Santista começou às 12h45. Antes do início, duas escolas receberam punições. A Vila Mathias perdeu seis pontos, por não desfilar com o número de baianas determinado pelo regulamento. Já a Padre Paulo perdeu dois pontos, por ter estourado o tempo de desfile por dois minutos. A punição custou caro para as duas escolas, que acabaram sendo rebaixadas para o grupo de acesso do próximo ano.

No total, 10 escolas de samba disputaram o título do Carnaval Santista. Bandeirantes do Saboó, Império da Vila, Mocidade Amazonense, Mocidade Dependente do Samba, Mocidade Independente de Padre Paulo, Sangue Jovem, União Imperial, Unidos dos Morros, Vila Mathias e X-9 competiram em nove quesitos diferentes, com três jurados cada um, onde a menor nota era descartada.

Quando os envelopes com as notas dos jurados começaram a serem abertos, duas escolas passaram a dividir a dianteira. A X-9, que homenageou o diretor teatral Tanah Correa, e a Império da Vila, que falou sobre o ´Mel´, despontaram como favoritas fechando os quatro primeiros quesitos com 100% de aproveitamento.

A partir do quinto quesito a história mudou. Quando as notas de “Mestre-Sala e Porta-Bandeira” começaram a aparecer, a X-9 não repetiu o bom desempenhou e acabou deixando a Império da Vila isolada na frente. Porém, em seguida, quem perdeu pontos foi a Império da Vila. Com um excelente samba-enredo, a X-9 voltou a liderar a disputa mas, desta vez, ao lado da Unidos dos Morros.

No sétimo quesito, a Evolução, a X-9, que contou com a participação do ator Alexandre Borges, filho de Tanah Corrêa e intérprete de Jacques Leclair, na novela Ti Ti Ti da Rede Globo, arrancou para a vitória. Com três notas 10, a X-9 ultrapassou a Unidos dos Morros, levando uma vantagem de 0.25 décimos, que se manteve na Harmonia, penúltimo quesito a ser apurado.

Os torcedores da X-9 soltaram o grito de campeão às 13h25, quando o último quesito foi apurado. Conhecida por ter uma das melhoras baterias da região, a “Magia”, a X-9 terminou a apuração com 179,75 pontos, 0,25 a frente da segunda colocada, Unidos dos Morros. O último título da X-9 havia sido conquistado em 2008.

Clique aqui e veja as fotos do desfile da X-9 – Campeã do carnaval 2011 de Santos

Confira a classificação final:

1. X-9 – 179,75 Pontos.
2. Unidos dos Morros – 179,50 pontos.
3. Império da Vila – 179 Pontos.
4. Amazonense – 178,5 Pontos.
5. União Imperial – 178,25 Pontos.
6. Sangue Jovem – 176,75 Pontos.
7. Bandeirantes do Saboó – 176,25 Pontos.
8. Mocidade Dependente do Samba – 174,25 Pontos.
9. Padre Paulo – 174,25 Pontos
10. Vila Mathias – 172,5 Pontos.

Grupo de Acesso
O G.R.E.S. Brasil garantiu, com o samba-enredo “Heróis de Verdade”, o retorno à elite do Carnaval Santista após ter obtido o título do grupo de acesso. Em 2012, a “campeoníssima”, como é conhecida a escola de samba, voltará a desfilar entre as principais agremiações da Cidade. Segundo colocada no Grupo de Acesso, a Real Mocidade também garantiu o retorno.

O Grupo de Acesso foi disputado por cinco escolas. Todas foram julgadas em nove quesitos, com três notas diferentes para cada um deles, sendo que a menor nota acabou sendo descartada. Além da Brasil, Metropolitana, Camisa Alvinegra, Unidos da Zona Noroeste e Real Mocidade Santista disputaram a vaga na elite. A Metropolitana foi a única escola punida e começou a apuração com 18 pontos a menos por não ter cumprido três itens do regulamento.

A disputa pelo título foi bastante acirrada. A Brasil, porém, conseguiu manter a dianteira do início ao fim da apuração. No final, a campeoníssima terminou a apuração com 179,25 pontos, apenas 0,25 a mais do que a Real Mocidade, que somou 179 pontos. Na terceira posição ficou a Zona Noroeste, com 177,25, seguida por Camisa Alvinegra com 176,25 e Metropolitana com 151,25 pontos.

A apuração, que começou às 12h, continua acontecendo na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, na Zona Noroeste. Neste momento, acontece a apuração da elite do carnaval de Santos. Neste ano, dez escolas lutaram pelo título. No domingo, desfilaram Mocidade Dependente do Samba, Império da Vila, Bandeirantes do Saboó, Mocidade Amazonense e União Imperial. Já na segunda-feira, foi a vez de Vila Mathias, Unidos dos Morros, Sangue Jovem, Mocidade Independente de Padre Paulo e X-9.


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados