Publicado em 04 de junho de 2012
O sucesso “Arrasta Sandália” das compositoras Dayse do Banjo e Luana Carvalho, conhecido na voz de Beth Carvalho, está concorrendo a 23° edição do Prêmio Música Brasileira, na categoria Melhor Canção.
Na disputa estão João Bosco e Chico Buarque com a música Sinhá; e Moacyr Luz e Hermínio Bello de Carvalho defendendo a composição Zoeira.
Outros importantes nomes também concorrem ao prêmio, nas mais variadas categorias. Entre eles, Bruno & Marrone, Chitãozinho & Xororó, Cauby Peixoto, Fábio Jr, Arlindo Cruz e Seu Jorge.
Os vencedores serão anunciados no dia 13 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Dayse
Classificada por Beth como uma das revelações do samba, Dayse está fazendo sucesso com sua voz poderosa e músicas contagiantes.
Dayse do Banjo cresceu ouvindo o pai tocar violão clássico, ao mesmo tempo em que também ouvia a bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, cuja quadra ficava ao lado de sua casa, no Rio de Janeiro.
Logo, é possível explicar porque Dayse toca instrumentos de cordas e percussão com o mesmo talento e brilho. Ela maneja com habilidade o violão, cavaquinho e banjo. Ela também toca surdo, tantã, tamborim, pandeiro e repinique. Não têm mistério para Dayse do Banjo.
Ainda no Rio de Janeiro, Dayse tornou-se profissional da música. Atuou em shows como cavaquinista do cantor e puxador de sambas-enredo Dominguinhos do Estácio, atuou na banda do puxador de sambas-enredo Neguinho da Beija-Flor, tocou ao lado de Jorginho do Império e Dona Ivone Lara.
Em 1988, tornou-se a primeira mulher a tocar cavaquinho nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, acompanhando Jamelão (Mangueira) na Marquês de Sapucaí.
Dayse atravessou fronteiras nacionais e levou o samba aos Estados Unidos, à Colômbia e ao Canadá, representando a cultura brasileira em eventos internacionais.
Nos anos 1990, mudou-se para São Paulo. Logo, passou a participar dos desfiles da escola de samba Gaviões da Fiel, e contribuiu para que a agremiação ganhasse o título de campeã do Carnaval de 1991.
Continuando sua careira musical em São Paulo, Dayse caminhou pelas veredas da composição. Criou músicas em parceria com Almir Guineto, participou também da banda de Guineto.
Ouça a música “Arrasta a Sandália”, de composição de Dayse do Banjo e Luana Carvalho, na voz da madrinha Beth Carvalho
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar!