Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Dona Ivone Lara fará show na Feira das Yabás neste domingo

Publicado em 08 de março de 2013

Rio –  Depois do sucesso no Carnaval, quando junto com o Bloco dos Timoneiros e Paulinho da Viola levou cerca de cinco mil pessoas às ruas de Oswaldo Cruz, a Feira das Yabás retorna neste domingo, dia 10 março, com os seus tradicionais pratos típicos.
Nesta 13ª edição do evento, as cantoras Dona Ivone Lara e Luiza Dionísio são as convidadas que irão ajudar a engrossar o caldo da sempre animada roda de samba gratuita comandada por Marquinhos de Oswaldo Cruz, também idealizador da Feira, que acontece desde 2009.
Na Praça Paulo Portela, a Feira se instala todo segundo domingo do mês. São as matriarcas das famílias mais importantes e tradicionais da região de Oswaldo Cruz, que apresentam suas delícias em 16 barracas, cada uma com uma opção diferente de comida.

Cardápio variado relembra as origens do samba e da cultura africana
Com ingredientes como aipim, jiló e frutos do mar, as comidas e petiscos servidos pelas Yabás remetem à influência africana na culinária brasileira. Em sua barraca, Tia Surica (baluarte da Velha Guarda da Portela) oferece mocotó e aipim com carne-seca; entre as refeições mais concorridas está a rabada com batata da Dona Neném, a mais velha das tias, com 87 anos, que também prepara rabada, angu e bolinho de abóbora recheado com carne-seca.
Neide Santana serve feijoada de camarão, angu à baiana e feijão amigo. Na barraca da Jane Carla (viúva de Luiz Carlos da Vila) é vendido cozido de peixe e frutos do mar; a barraqueira Romana vai de jabá e caldinhos de mocotó, feijão e ervilha; bobó de camarão é o prato da Jussara; Selma Candeia (filha do sambista Candeia) oferece abóbora com carne seca; já a combinação de peixe frito, molho de camarão, pirão e arroz é responsabilidade da Tia Nira; Tia Edith apresenta macarrão com carne assada; Vera Caju mostra o seu cozido, camarão frito e caldo de abóbora; Rose serve a deliciosa galinha com quiabo, e Jane Pereira mostra o jiló frito, além de caldos e canjas.
Rosângela Maria leva a tripa lombeira e bolinho de bacalhau pra Feira; Marlene apresenta roupa velha e feijoada; Tia Natércia e Sueli vão de vaca atolada, bolo de aipim e carne com aipim. Para arrematar, a barraqueira Vera de Jesus prepara doces deliciosos. Os preços das refeições ficam em torno de R$ 15.
Serviço:
Feira das Yabás. Domingo, 10 de março, a partir das 13h. Praça Paulo Portela, Oswaldo Cruz. Evento gratuito

VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados