Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Império Serrano pede benção a Vinícius de Moraes para retornar ao Especial

Publicado em 01 de março de 2011

Nova presidente, carnavalesco estreante no Carnaval do Rio de Janeiro e com aproximadamente 3.000 componentes “imperianos de coração”, o Império Serrano quer voltar à elite do Carnaval em 2012. Além da vontade e da garra de seus componentes, em seu histórico de campeonatos a agremiação que possui 64 anos de fundação nunca ficou por mais de dois anos seguidos no Grupo de Acesso, para que esse histórico não seja quebrado, a escola cantará a obra do poetinha Vinicius de Moraes para matar a saudade do público e embalar a Sapucaí.

O enredo é autoria e desenvolvimento do carnavalesco Alexandre Colla que acredita que o grande compositor já deveria ter recebido uma grande homenagem à altura da sua importância musical para o Brasil e o mundo. Segundo ele, recebeu cem por cento de adesão da diretoria e comunidade que estavam desanimados pelos últimos acontecimentos e desfiles da agremiação.

- Sou imperiano e conheço a Vera Lúcia muito antes de ela se tornar presidente. Ela sempre me dizia que um dia trabalharíamos juntos. A Vera foi eleita e cumpriu com a sua promessa de me trazer para assinar um Carnaval na agremiação do meu coração. É com muito carinho e emoção que estou desenvolvendo esse enredo e a ideia do tema é emocionar não só os imperianos, como também todo o público que estará presente na Marquês de Sapucaí assistindo ao nosso desfile – declara o carnavalesco.

1º Setor – A poesia de Vinícius – A Legião dos Urias
“Vinícius começou sua carreira falando através da poesia. Conhecido hoje como compositor popular, Vinícius de Morais, na década de 1930, produziu alguns poemas que chamaram a atenção da crítica. Os seus primeiros livros – “Caminho para a Distância” e “Forma e Exegese” – são afogados em longos versos retóricos. Depois surgem as “Cinco Elegias”. Ele é idealista, é romântico e é simbolista. Em suas poesias mistura valores de uma mitologia clássica e pagã com uma mitologia individual. A mulher é o grande tema da poesia de Vinícius.”

O primeiro setor representará o poema “A Legião dos Urias”, uma confraria de cavaleiros sádicos, cuja função é sair à luz da “Lua” castrando as mulheres sob as ordens de uma “Grande Princesa”. Haverá um trabalho de cores ainda não visto na escola da Serrinha que promete impactar. No abre-alas da agremiação estará de volta a coroa, símbolo da escola com seis metros de altura. A comissão de frente, o casal de mestre-sala e porta-bandeira e esta primeira alegoria farão menção a esta poesia, que é a mais dramática e mais sexual deste livro.

2º Setor – Os grandes sucessos de Vinicius
Grandes sucessos das músicas de Vinicius de Moraes e seus parceiros serão lembrados nesse setor entre eles: Se todos fossem iguais a você; Garota de Ipanema; Tarde em Itapoã; Na Tonga da Mironga do Kabuletê; Gente Humilde; Samba da Benção, que será representada pela ala das baianas, Canto de Ossanha e fechando o setor, o segundo carro alegórico “Canto pra Xangô”, representando a sua religiosidade, pois era adepto ao candomblé e se considerava o branco mais preto do Brasil.

3º Setor – Flores
Vinicius dizia que sempre precisava expressar em verso e prosa o que pensava e seu coração não permitiu que se calasse em meio a calamidade, tristeza e desalento causada pela bomba jogada sobre Hiroshima durante a segunda guerra mundial. Por isso compôs “Rosa de Hiroshima”. As flores são temas presentes também em outras músicas porque pra ele flor era a mulher e o espelho da criação mais divina do criador.

No terceiro setor estarão representando as rosas: Rosa de Hiroshima; As cores de abril; O samba da rosa; Água de beber; O Arrastão (bateria, vestidos de pescadores); Flor da Noite e Primavera. Fechando o setor a alegoria “O rancho das flores”.

4º Setor – Crianças
Os temas infantis do músico serão lembrados no penúltimo setor da agremiação. “Aquarela” que foi produzida juntamente com Toquinho, sua dupla imbatível e a Arca de Noé, que partiu do livro para a TV, da TV para o LP e do LP para o CD estará em forma de carro alegórico. Nela estarão o peru, as abelhas, a cachorrinha, a foca desengonçada, a simpática e vaidosa corujinha, a pulga, a galinha d’angola, o leão, a formiguinha trabalhadora, o pintinho, o porquinho, o pingüim e o popular pato.

5º Setor – Amor
“É tanto amor que nem me coube falar, por isso compus, cantei e cantaram o meu amor”

É nesse último setor do desfile que o Império Serrano cantará o amor que veio de Vinicius de Moraes. O poema “Aos olhos da mulher amada”, o grande sucesso de público e crítica “Orfeu”, o herói que em janeiro de 1954 subiu aos palcos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e encantou uma geração, a suave “Serenata do Adeus”, o super sucesso imortalizado na voz do rei Roberto Carlos “Eu sei que vou te amar” e “Um amor em cada coração” estarão nesse desfecho acompanhados pela velha guarda e os baluartes da agremiação. Familiares e pessoas que fizeram parte da vida de Vinicius de Moraes estarão no último carro alegórico que terá uma escultura sua em forma de anjo, onde alegoricamente Vinicius estará lá do céu abençoando o desfile da agremiação.

De acordo com o carnavalesco Alexandre Colla, o Carnaval do Império Serrano foi orçado em 1 milhão de reais. A escola possuirá aproximadamente 300 litros de água no terceiro carro alegórico e efeitos de Parintins, néon, fumaça e iluminação nos demais.

Organograma do desfile

Comissão de frente – Cavaleiros Úrias
1º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira – Sacerdotisa e Sacerdote Úria
Abre-Alas -  Legião dos Úrias
Ala das Baianas – Samba da Benção
2º Carro – Canto pra Xangô
Bateria – O Arrastão
3º Carro -  O rancho das flores
Ala das Crianças – O pato e a corujinha
4º Carro – A arca de Noé
2º Casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira -Valsa de Nós Dois
5º Carro – Um amor em cada coração


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados