Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Jair Oliveira faz samba em novo formato

Publicado em 30 de junho de 2010

O nome mistura dois gêneros – o samba e o jazz – e é o título de dois produtos, um disco e um livro. A editora LeYa lança o livro Sambazz, obra assinada pelo cantor, compositor e arranjador Jair Oliveira. A proposta é inusitada: desvendar as etapas de criação do CD homônimo.

O livro traz o álbum encartado, possui fotos, partituras e registra todo o processo de produção do álbum, da composição à mixagem, permitindo que o leitor/ouvinte penetre no universo da música e na carpintaria da produção de um disco.
É o nono trabalho do músico que sai pela sua gravadora, a S de Samba. O disco reúne 17 canções que mesclam diferentes vertentes do samba ao jazz e suas variáveis, com pitadas de soul e funk setentista.
– É uma maneira de aproveitar aquilo que o público não sabe sobre composição e gravação. Tentei explicar como as coisas vão acontecendo – destaca Jair.
Músico, arranjador, intérprete, produtor musical, entre outras funções artísticas ligadas à música, aceitou acumular uma nova, escrevendo esse diário de gravação.
Para isso, utiliza as etapas do dia como metáfora condutora da narrativa. Tudo começa na madrugada, quando em geral acontece a composição das músicas, facilitada pelo silêncio e a solidão.
Jair ocupa diferentes papéis ao longo do processo e descreve cada um deles, trazendo o leitor para a o cotidiano do estúdio de gravação. Passa pela manhã, tarde e noite do álbum – esta, por exemplo, é a fase da mixagem, masterização, material gráfico (capa), fabricação e distribuição.
As informações são tanto técnicas – a diferença entre mixagem e masterização, o que se faz na pré-produção – quanto de ordem criativa – o porquê da escolha de determinada canção, ou qual foi a sua inspiração.
Por que um CD tem, em média, 14 faixas? Como são nivelados os diferentes volumes, graves e agudos das músicas de um disco? Essas e outras questões são respondidas pelo autor.

VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados