Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Parabéns, Porto da Pedra! Escola completa 35 anos

Publicado em 08 de março de 2013

Por Gabriel Matturo

A comunidade de São Gonçalo está em festa no ritmo do Tigre, o SRZD-Carnaval homenageia e parabeniza o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Porto da Pedra pelo seu 35º aniversário.
História
Integrantes do Porto da Pedra Futebol Clube resolveram criar um bloco de rua que desfilou nas ruas de São Gonçalo nos anos de 1975 e 1976. Em 8 de março de 1978, o bloco do Porto da Pedra foi registrado, adquirindo personalidade jurídica própria, sendo esta a data oficial de fundação da escola, então chamada Bloco Carnavalesco Porto da Pedra, que tinha como presidente Haroldo Moreira e entre os seus fundadores José Carlos Rodrigues, José Paulo de Oliveia Chaffin, Jorair Ferreira, Jorge Brum e Nilton Belomino Bispo.
Em 1981, o Porto da Pedra se transformou em escola de samba, sendo vice-campeã do Grupo B do Carnaval de São Gonçalo. No ano seguinte, conquistou o seu primeiro título, já no Grupo A, com o enredo “No Reino da Fantasia”.
O primeiro desfile da vermelha e branca no Carnaval do Rio de Janeiro aconteceu em 1994, quando foi vice-campeã do Grupo D, a quinta divisão do Carnaval carioca. Para o carnaval de 1995, devido a problemas políticos internos na AESCRJ, foi criada a LIESGA, que modificou os Grupos 1, 2, 3 e 4 para Grupos de acesso A, B, C, D e E. Apesar de haver correlação entre tais grupos, a ascensão e rebaixamento acabaram não tendo sido respeitadas, e a Porto da Pedra, naquele ano recebeu um convite de Paulo de Almeida, então dirigente da LIESGA, para se filiar à entidade, e assim participar do desfile do então “Grupo de acesso A”, o que fez com que a escola pulasse automaticamente da quinta para a segunda divisão.
Com o enredo “Campo/Cidade, em busca de felicidade”, do carnavalesco Mauro Quintaes, a Porto da Pedra foi campeã do Grupo de Acesso,classificando-se para o Grupo Especial, onde fez três desfiles e foi novamente rebaixada. Atualmente a escola de São Gonçalo está na Série A, equivalente ao Grupo de Acesso, por ter sido rebaixada no Carnaval 2012.
A Porto da Pedra foi a nona colocada na Série A em 2013 com o enredo “Me diga o que calças, que eu te direis quem és”, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Valente.

VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados