Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Pré-carnaval de Paraty registra recorde de público

Publicado em 21 de fevereiro de 2011

O carnaval desse ano começou mais cedo em Paraty. O Pré-Carnaval, realizado todos os finais de semana tem registrado números recordes de público. Segundo a estimativa da secretaria Municipal de Turismo, mais de 60 mil pessoas prestigiaram as três semanas de festa na Praça Matriz, no Centro Histórico.
Durante três semanas, a festa contou com apresentações de Blocos Carnavalescos da cidade, blocos tradicionais do Rio de Janeiro e bandas renomadas como Mulheres de Chico, Paulo Meyer e Banda, Carlinhos de Jesus e Bateria e muito mais. Além das músicas de carnaval, a festa teve um repertório variado que foi desde as marchinhas de carnaval, passando por blues, jazz até a orquestra sinfônica.

Paraty já tem por costume agrupar pessoas do mundo inteiro, então é mais do que natural que tenha música para todos os gostos. Eu, por exemplo, estava com um grupo de 20 amigos do Rio Grande do Sul, e cada um pode aproveitar o que gosta. Paraty além de ser muito linda, tem uma vasta variedade cultural que encanta a muitos. E por isso não deixo de vir a essa cidade – disse a turista Paola Suzano.
Dentre os blocos carnavalescos da cidade, se destacam “Os Paulos”, “Vamos Que Tô”, “Meninos do Pontal”, “Paraty do Amanhã”, “Acadêmicos da Patitiba”, “Parque da Mangueira”, “Tribo do Samba”, e “Velha Guarda de Paraty”, que desfilam e divertem no Centro Histórico e na Avenida Roberto Silveira. Além desse, o tradicional “Bloco da Lama”, é um dos mais famosos no município, que sempre sai no sábado de Carnaval.

Bloco da Lama

Criado com o objetivo de espantar os maus espíritos e atrair a alegria para as comemorações, o “Bloco da Lama” conta cada vez mais com a participação de turistas e moradores da região, que saem pelas ruas da cidade com o corpo completamente enlameado, vestindo trapos, carregando caveiras, cipós e ossadas e aos gritos de “uga, uga, rá, rá”. O percurso acontece na avenida principal do Jabaquara, terminando com o banho na praia que manda para longe qualquer vestígio de energia negativa. Pela tradicionalidade, o Bloco da Lama agrada a muitos, principalmente os turistas.
- Sou argentino e visito o Brasil todos os anos. Desde que me entendo por gente sou apaixonado pela cultura brasileira, e em Paraty vemos muito isso, pois há todos os tipos de cultura. No carnaval então há muitas coisas bonitas de ser ver, como os blocos carnavalescos. E pela segunda vez consecutiva vou desfilar no Bloco da Lama, pois é muito divertido – afirmou o professor argentino, Luize Antônio Carmine.
O Pré-Carnaval é uma prévia do que será o Carnaval de Paraty, que acontecerá no período de 04 a 08 de março. A programação – que ainda está sendo finalizada – promete apresentar o tradicional carnaval de rua da cidade, com muita segurança e animação.


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados