Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Prefeitura entrega nova sede do Cacique de Ramos

Publicado em 29 de setembro de 2010

Rio – O prefeito Eduardo Paes inaugurou na segunda-feira a nova sede do tradicional bloco Cacique de Ramos. A pedido dos moradores, a quadra recebeu uma cobertura e também passa a contar com um centro cultural, espaço de convivência erguido no edifício-sede. Com investimento superior a R$ 1 milhão, a reforma, executada pela Riourbe, também vai beneficiar os alunos da Escola Municipal Clóvis Beviláqua, vizinha da agremiação, que poderão utilizar a quadra durante a semana para a prática de esportes.


O prefeito Eduardo Paes na cerimônia do Cacique de Ramos


Ao lado do secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto, e do subprefeito da Zona Norte, André Santos, o prefeito do Rio destacou em seu discurso a importância do Cacique de Ramos para a cultura brasileira.

“Um trabalho como esse aqui representa uma homenagem à história cultural do Brasil. Além disso, o Cacique de Ramos representa a alma do carioca – afirmou Eduardo Paes, que foi homenageado por representantes das escolas de samba do Rio como o “Prefeito Mais Carnavalesco do Rio de Janeiro”.

A festa de inauguração teve shows do cantor Arlindo Cruz e do grupo Bom Gosto, além da participação de ritmistas da bateria da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

Bira Presidente, integrante do grupo Fundo de Quintal e diretor da agremiação, demonstrou sua gratidão à Prefeitura do Rio por ver realizado um sonho acalentado há muitos anos.

“Após 49 anos esse sonho se torna realidade. O Cacique está onde e como merece.

A sambista Beth Carvalho, cria e madrinha do Cacique de Ramos, está de licença médica mas enviou uma mensagem agradecendo à Prefeitura pela reforma e tombamento do espaço.

“Apesar de não poder estar junto com vocês, gostaria de dizer o quanto o Cacique de Ramos representa para mim. É o lugar onde mais me diverti e que mais me orgulha pela quantidade de sambistas maravilhosos que nasceram aí. Por toda sua importância, espero que cada vez mais pessoas possam visitar e conhecer a história do Cacique de Ramos.

Fundado em 20 de janeiro de 1961, o Cacique de Ramos é um tradicional bloco do subúrbio do Rio. Entre seus componentes estão os membos do grupo Fundo de Quintal, que se originou no bloco, e Zeca Pagodinho. O Cacique também reúne nomes como Almir Guineto, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e Sombrinha. A sede do Cacique foi tombada pela Prefeitura em 14 de dezembro de 2009.

A reforma

Um espaço anexo foi projetado em leve estrutura de aço, revestido com chapas pintadas com as cores do bloco. O local receberá os visitantes e servirá como ante-sala para eventos e ensaios da agremiação, além de abrigar as tradicionais feijoadas de domingo.O espaço também abrigará exposições de fotografias de carnavais antigos.

Além disso, a fachada da agremiação voltou a exibir as características originais da época de sua construção. A entrada do grêmio, bem como seu entorno e espaço anexo, receberam tratamento paisagístico, novo mobiliário e melhorias nos acessos. A sede do Cacique de Ramos fica na Rua Uranos, 1.326, Olaria.


VOLTAR


Este artigo recebeu 2 comentários

  • jaques disse:

    parabens pelo cacique de ramos,não conheço pessoalmente mas é muito bom

    parabens.

  • maria do socorro disse:

    Estou feliz em saber da reforma do Cacique…Valeu Prefeitura!! Curti muito o carnaval do Cacique!!e o grupo fundo de quintal..momentos maravilhosos da minha vida..pois Amo samba e pagode e..principalmente minha escola de samba de coração IMPERATRIZ LEOLPOLDINENSE.!!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados