Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Presídio feminino de Bangu elege Musa do Samba 2011

Publicado em 26 de fevereiro de 2011

Há pouco menos de uma semana do carnaval, a eleição da Musa do Samba 2011 mobilizou o presídio feminino Joaquim Ferreira da Silva, no Complexo de Gericinó, em Bangu. Oito detentas disputaram a coroa, que acabou na cabeça de Ingrid de Araújo Faria, de 24 anos.
Fácil a escolha? Pelo contrário. Quarenta internas se candidataram. Depois das eliminatórias, que aconteceram na própria unidade, oito foram para grande final, ontem, ao som da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel.
— Estou muito feliz. Desfilo desde pequena e ver a bateria da minha escola aqui emociona muito mais — disse a jovem, que está há oito meses presa respondendo por associação ao tráfico de drogas.


As candidatas ao concurso 'Musa do Carnaval' do presídio Joaquina se arrumam para o desfile


O dia foi de princesa, com direito a maquiagem, cabelo, roupa especial e a casa cheia para ver o desfile. O refeitório ficou todo enfeitado, com serpentinas. Uma bandeira do Brasil no fundo dava mais um colorido às paredes, normalmente cinzas e sem vida, do presídio.
— Apesar da liberdade privada, temos o direito de desfrutar destas coisas boas da vida — afirmou ela.
O primeiro salto alto
De um lado estavam as detentas que esperavam para ver suas companheiras de cela sambando. Do outro estavam as concorrentes, nervosas e sem coragem de subir no palco. Tanto que uma delas desistiu. Ioná Ara Santana não foi uma delas.
— Nunca pisei em um palco, nunca sambei na vida. E mesmo com vergonha, vou tentar dar meu melhor — afirmou a jovem de 20 anos, mãe de três filhos e presa há um mês e 15 dias.
A jovem nunca havia usado um salto alto e se sentiu desconfortável. Sorte que na hora do show, três delas não tinham sapato e todas sambaram com pés descalços. Inclusive a angolana Domingas Francisco, de 23 anos.


As concorrentes a musa do carnaval do Presídio Joaquina mostram samba no pé


— Quero mostrar que as angolanas sabem sambar. E vou até fazer o cuduro (dança africana) para dar um charme na apresentação. Será minha primeira vez — disse, aos risos, a jovem, que está detida há cinco meses.
Flores, faixa, coroa. Coisas que nenhuma delas sonhavam um dia em ter. Após seis jurados verem a simpatia, o gingado, a postura e desenvoltura, a Musa 2011 foi recebida com aplausos de pé, para alegria do presídio.


A ganhadora do concurso, Ingrid de Araujo Faria, acena para o público



VOLTAR


Este artigo recebeu 1 comentário

  • Moises Roberto disse:

    estou a procura de FERNANDA SOARES DOS SANTOS , da RETA NOVA ITABORAI,..e teve um periodo nesta unidade,. agente se perdeu e além de eu querer acompanhar tudo , embora tenho tempo que ela esta fora,.é realmente importante para mim,. agente se vê,. .então conto coma ajuda de todos, e deixo meu numero e id de rádio,.. ( 77087551 , id :123*30162 ),. e agradeço por tudo,e a ter este espaço,……


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados