Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Projeto “Lapa de Todos os Sambas” no CCBB

Publicado em 31 de janeiro de 2011

O Centro Cultural do Banco do Brasil patrocina e realiza no Teatro II, a partir do dia 1º de fevereiro de 2011, ‘Lapa de Todos os Sambas’, projeto musical que reunirá – de fevereiro a junho – três gerações de bambas para comemorar a revitalização do bairro, reduto do samba e um dos mais badalados points da cidade.
Para a realização da série de 16 espetáculos seu criador, Leonardo Conde, convidou desde os grandes mestres Elton Medeiros e Delcio Carvalho, passando por Eduardo Galotti – um dos precursores do movimento de revitalização do samba na Lapa-, o Sururu na Roda, o grupo Casuarina até as jovens cantoras Elisa Addor e Roberta Nistra.

Sururu na Roda

“A idéia de fazer esta série musical”, explica Leonardo Conde “surgiu quando vi a transformação de um bairro, que estava esquecido e abandonado, por um grupo de músicos, que criou um movimento mágico, de revalorização do samba, revitalizando a Lapa. O bairro que viveu a época de ouro entre os anos 30 e 50, quando acolhia e inspirava renomados artistas voltou a brilhar, refletindo a luz do samba por todo o Brasil.”

Elisa Ador

O show de estréia será no dia 1º de fevereiro, às 12h30 e às 19h, com o grupo Anjos da Lua e participação especial do cantor e percussionista Pedro Miranda, expoente da nova geração. O pesquisador e jornalista José Antonio Nonato vai participar do bate papo de abertura ao lado de João Pimentel e Eduardo Gallotti.
O repertório vai percorrer a linha do tempo, voltando à Lapa do final dos anos 90, quando tudo começou, nas rodas de samba lideradas por Eduardo Gallotti (Diretor Musical da série). Foram programadas homenagens especiais a Ismael Silva e a Pedro Caetano (autor dos sucessos “ É com esse que vou”, Botões das Laranjeiras”, “ Aonde estão os tamborins”) que estaria completando 100 anos este ano.
A segunda geração dos bambas que se apresentam no projeto vem representada pelos grupos Casuarina, Sururu na Roda e Batuque de Cozinha com a participação de Delcio Carvalho, responsáveis pela consolidação do movimento da revalorização do samba na Lapa.
Encerrando o projeto musical, os jovens sambistas que começaram e vem fazendo sucesso nas casas de show do bairro como Elisa Addor, Makley Matos, Edu Krieger e Roberta Nistra. Estes novos talentos continuam o resgate das obras dos grandes mestres do samba dando nova roupagem as composições que estão sendo gravadas em CDs e DVDs.
As apresentações da série Lapa de Todos os Sambas trazem um repertório que vai também vai celebrar os baluartes do samba que tiveram a sua trajetória ligada ao bairro como Ismael Silva, Wilson Batista, Noel Rosa, Geraldo Pereira , Nelson Cavaquinho, entre outros . O projeto fará uma outra homenagem especial a Elton Medeiros, que vai se apresentar e mostrar suas memoráveis composições consideradas definitivas na MPB, algumas delas em parcerias com Paulinho da Viola, Zé Kéti, Paulo César Pinheiro, cultuadas por todas as gerações da Lapa.
Todos os espetáculos serão apresentados pelo jornalista João Pimentel que vai contar a história da vida musical do bairro e bater papo com convidados, músicos e o público. Para ilustrar a conversa será exibida também uma seleção de imagens do fotógrafo Bruno de Araujo, com registros dos bares e casas de shows, levando o público a um passeio mágico pelo “berço do samba”.
PROGRAMAÇÃO:
Sempre às terças-feiras em dois horários: às 12h30m e 19h.
FEVEREIRO
Dia 1/2- Anjos da Lua, com participação especial de Pedro Miranda
MARÇO
Dia 1/3 – Casuarina
ABRIL
Dia 5/4 – Sururu na Roda
Dia 19/4 – Batuque de Cozinha, com participação especial Delcio Carvalho
MAIO
Dia 3/5 – Toque de Arte
Dia 17/5 – Elton Medeiros
JUNHO
Dia 7/6 – Elisa Addor, Makley Matos e Cana de Litro
Dia 21/6 – Roberta Nistra e Edu Krieger
Serviço
Lapa de Todos os Samba
Centro Cultural Banco do Brasil, Teatro II – Rua Primeiro de Março, 66 – Centro/RJ
Data: de 1º de fevereiro a 21 de junho de 2011
Horário: terças-feiras, às 12h30 e às 19h
Bilheteria/Informações: de terça a domingo, de 9h às 21h
Telefone: (21)3808-2020
Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3,00 ( meia).


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados