Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Projeto Samba da Laje

Publicado em 12 de agosto de 2010

O que começou na Vila Santa Catarina, São Paulo, como um samba de família este ano completará 12 anos. Pelo fato da rua em que se dá o evento ser íngreme, o que requer muito esforço dos participantes, surgiu a ideia de subir o samba até a laje da casa de Dona Generosa, moradora do local, nascendo assim deste encontro familiar um projeto de comunidade denominado Samba da Laje.

“O Samba da Laje é considerado um dos mais alegres de São Paulo. Ele proporciona a musicalidade para o pessoal da periferia e faz com  que a molecada não fique na rua.”, afirma um dos integrantes do grupo, Bruno Rocha, de 22 anos.
Dona Generosa, pastora do lugar e responsável pela feijoada que enriquece a culinária do evento, levanta às 3 horas da manhã para tratar dos preparativos. Hoje em função do grande número de frequentadores do local (uma média de 2000 a 3000 pessoas por evento), o Samba da Laje não é mais feito na laje que o caracterizou. Um palco foi improvisado para abrigar os músicos do lugar. No repertório muito samba da antiga além do partido alto marcado através da palma da mão pela comunidade local que o prestigia. Conforme depoimento de dona Generosa, que já ganhou até a faixa de “Imperatriz e Baluarte do Samba”.
É, mais uma manifestação cultural e coletiva vai crescendo e ensinando na grande São Paulo.
Serviço
Projeto Samba da Laje
Todo último domingo do mês das 14 às 21 horas
Rua Jandi – Vila Santa Catarina – Jabaquara/SP (zona sul da capital)

Abaixo um vídeo retirado do Programa Manos e Minas da TV Cultura sobre o Samba da Laje.


VOLTAR


Este artigo recebeu 9 comentários

  • Edivaldo ( Nenê - Baixada Santista ) disse:

    Olá galera sou da baixada santista…assisti uma reportagem da rede Globo…sobre o Samba da Laje…gostaria de parabenizar a Dona Generosa, toda equipe que participa junto com ela e a rapazeada que faz o samba…dizer que estou ansioso para poder subir a serra e fazer parte dessa FAMILIA…pois o samba eh uma FAMILIA…ainda + do jeito que é feito…feijoada…cerveja…muito samba e uma Dona Generosa cheia de vida pra receber a todos.
    Parabéns e no próximo samba na laje eu estarei ai com minha Familia e Amigos.

  • paula disse:

    oiee galera do samba da lage….tudo bem aqui é a paulinha da rosas de ouro proximo samba estarei ai pra sambar muitooo…bjusss amo vcs ah muleke e dale samba da lage!

  • Marcelo pedroso disse:

    Estou ansioso para conhecer, sou da casa verde e amo o samba, estarei presente no próximo domingo dia 27/05 para visitar, que deus abençõe a todos. Marcelo

  • Vilson Martins Souza disse:

    Aquele axé pra td mundo aí da Z /Sul e em especial a comunidade do samba da laje, pra mim bom samba diminui qualquer distancia e aumenta a vontade de colar no evento e conferir, assim que posssivel estarei por aí sentindo essa energia de bem de perto, aquele abraço e vida longa ao projeto! Cheleléu.


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados