Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Projeto Samba da Laje

Publicado em 12 de agosto de 2010

O que começou na Vila Santa Catarina, São Paulo, como um samba de família este ano completará 12 anos. Pelo fato da rua em que se dá o evento ser íngreme, o que requer muito esforço dos participantes, surgiu a ideia de subir o samba até a laje da casa de Dona Generosa, moradora do local, nascendo assim deste encontro familiar um projeto de comunidade denominado Samba da Laje.

“O Samba da Laje é considerado um dos mais alegres de São Paulo. Ele proporciona a musicalidade para o pessoal da periferia e faz com  que a molecada não fique na rua.”, afirma um dos integrantes do grupo, Bruno Rocha, de 22 anos.
Dona Generosa, pastora do lugar e responsável pela feijoada que enriquece a culinária do evento, levanta às 3 horas da manhã para tratar dos preparativos. Hoje em função do grande número de frequentadores do local (uma média de 2000 a 3000 pessoas por evento), o Samba da Laje não é mais feito na laje que o caracterizou. Um palco foi improvisado para abrigar os músicos do lugar. No repertório muito samba da antiga além do partido alto marcado através da palma da mão pela comunidade local que o prestigia. Conforme depoimento de dona Generosa, que já ganhou até a faixa de “Imperatriz e Baluarte do Samba”.
É, mais uma manifestação cultural e coletiva vai crescendo e ensinando na grande São Paulo.
Serviço
Projeto Samba da Laje
Todo último domingo do mês das 14 às 21 horas
Rua Jandi – Vila Santa Catarina – Jabaquara/SP (zona sul da capital)

Abaixo um vídeo retirado do Programa Manos e Minas da TV Cultura sobre o Samba da Laje.


VOLTAR


Este artigo recebeu 9 comentários

  • kiki disse:

    adorei o samba da laje dona generosa sou de campinas e fiquei super animada apareço por ai qq hora

  • Carlito disse:

    Vi a reportagem no Profissão Repórter, os preparos da festa, 4 dias antes, feijoada a rodo, preço popular e partido alto, samba de primeira, artistas renomados, eu vou.

  • Maria Alihce Freitas disse:

    Oooie queriaa dizeer quee pra mim é uma satisfação ir aao samba da lajee o pessoal muitoo alegre a bom astraal !

  • antonio disse:

    sou da z/oeste sembpre q eu posso vou ao samba da laje ,nunca vi uma briga . os preços das bebidas enconta .gosto muito covido todos vocêis .

  • Parabéns aos idealizadores, pois em forma de cultura educa e politiza nossas crianças e mantém viva a chama do samba paulista questionado tando dentro como fora da cidade.
    Parabéns e muita força pois imagino não ser fácil a responsabilidade de algo tão importante e grandioso como é o samba da laje!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados