Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Reunião de bambas para homenagear Nelson Sargento

Publicado em 13 de setembro de 2011

Rio – Deu início no último dia 09 (sexta-feira) as gravações do projeto Memória do Samba, um resgate da história em homenagem ao mangueirense Nelson Sargento.
Neste projeto, vários craques da música irão gravar participações especiais ao lado do sambista. Artistas que, de uma forma ou de outra, tem sua trajetória ligada ao trabalho de Nelson Sargento: Áurea Martins, Diogo Nogueira, Elton Medeiros, Hermínio Bello de Carvalho, Kléber Santos, Luis Melodia, Sergio Cabral, Paulinho da Viola, Beth Carvalho e Soraya Ravenle.

O primeiro dia de gravações aconteceu no Estúdio Play Rec, no Pólo Cine e Vídeo, na Barra da Tijuca, e contou com a presença de Diogo Nogueira, que interpretou a canção “Sonho de Bamba”. A mesma música foi gravada por seu pai, João Nogueira, em 1972.

 - É uma felicidade muito grande participar do projeto Memória do Samba homenageando Nelson Sargento.  O Nelson é uma pessoa muito, mas muito importante mesmo para o samba. Está com 87 anos e ainda forte e lúcido. É uma lenda viva. Para mim é um um prazer inenarrável poder participar dessa homenagem – disse, Diogo Nogueira
 
Outro destaque do primeiro dia de gravações foi o jornalista, escritor e compositor Sérgio Cabral. Num bate papo com Nelson Sargento, os veteranos do samba relembraram grandes momentos da carreira de Nelson Sargento, como a participação no show Rosa de Ouro e a criação de “Primavera”, considerado por muitos críticos como o melhor samba-enredo de todos os tempos.
 
 - Foi um prazer relembrar várias histórias minhas com o Nelson Sargento. Ele é uma grande figura do samba, lembramos hoje de momentos marcantes da carreira dele como o samba Primavera e participação no show Rosas de Ouro – disse, Sérgio Cabral

No domingo (11/09) o projeto Memória do Samba deu continuidade com Nelson Sargento gravando com Paulinho da Viola, no mesmo Teatro Jovem, em Botafogo, onde há 45 anos atrás fizeram parte do mítico show Rosas de Ouro, um marco na história do samba carioca.

Nelson Sargento recebe Luis Melodia, Beth Carvalho e Velha Guarda da Mangueira na Igreja da Penha
E nesta terça-feira (13/09) a tradicional Igreja da Penha vai virar reduto do samba carioca e será “invadida” por nomes como Nelson Sargento, Luis Melodia, Beth Carvalho, Velha Guarda da Mangueira, entre outros. O encontro vai marcar a gravação de participações especiais de vários artistas no DVD do Memória do Samba, em homenagem a Nelson Sargento. O projeto prevê ainda a produção de CD e um livro com a história do sambista.

Escolhido por seu visual espetacular, o coreto da Igreja da Penha receberá grandes nomes das músicas e das artes cênicas. A primeira convidada de Nelson é a cantora e atriz Soraya Ravenle. Consagrada no teatro musical, Soraya interpretará duas canções criadas em parceria com o homenageado: Falso Amor Sincero e Vai com Deus (Pela sombra).

O segundo convidado faz a ponte entre a Mangueira e o Estácio. Luis Melodia, o “Negro Gato” fará participação interpretando as canções: Cabritada Mal Sucedida e Ministério da Economia junto com Nelson.

Para fechar com um tom emocionante, o cantor receberá não somente Beth Carvalho como também os baluartes do samba verde-e-rosa -  A Velha Guarda da Mangueira. Beth, Nelson, e os mangueirenses interpretarão a música Terreiro.

Sobre o projeto Memória do Samba

Esta é a segunda edição do projeto Memória do Samba, idealizado pela ONG Oficina do Parque.  Depois de colocar na rua a primeira edição (livro, CD e DVD sobre o grande portelense Monarco), ainda este ano, serão lançados livro, CD e DVD do mangueirense Nelson Sargento. O projeto é patrocinado pela Prefeitura do Rio, que abraçou este resgate do samba carioca. 

O projeto é um grande registro histórico: um luxuoso livro com revestimento de capa dura com cerca de 160 páginas. Encartado neste almanaque de Nelson Sargento virá um cd, além de um DVD com um show do sambista e também um documentário sobre sua longa trajetória. 
 
 


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados