Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

RIO 2010: Candeia transforma Cine Odeon em roda de samba catártica

Publicado em 03 de outubro de 2010

A música tem um poder de sedução difícil de ser atingido por outras artes, até mesmo o cinema. Exemplo disso está na exibição desta sexta-feira (1o de outubro) de É Candeia, documentário sobre a montagem teatral dedicada a um dos mais sofisticados compositores de samba, Antonio Candeia Filho, autor de canções como Testamento de um Partideiro e Preciso me Encontrar.

Um filme feito com recursos próprios, captação de som em baixa qualidade, escassez de material de arquivo e com falta de ousadia de linguagem. Mesmo as limitações de É Candeia, que saltam na tela, não impediram que o documentário de Márcia Watzl criasse uma comoção coletiva: assim que os créditos tomaram a tela do Cine Odeon, os espectadores, liderados por um grupo de atores que participam do filme e foram à première, entoassem versos de Candeia.
Foi assim, uma catarse mesmo. Dois cavaquinhos, um violão, muita batucada e todo mundo que ia saindo da sala de cinema seguia uma fila batendo palma e acompanhando a música.
É como se Candeia, que ainda tinha muita a dizer quando morreu em 1978, tivesse renascido para comandar a sessão de cinema. Mesmo com a monitora do Cine Odeon pedindo que todo mundo saísse da sala para que pudesse ser iniciada a projeção de Rio Sex Comedy, o filme com Charlotte Rampling, a roda de samba improvisada tardou a ceder.
Nada se compara à música, nem o cinema consegue ser tão forte quanto ela. Um documentário em longa-metragem que se atem apenas aos bastidores da peça e à família de Candeia – ou seja, tímido de recursos e mais tímido ainda de linguagem – criou uma comoção.
É porque entre o filme e a plateia, estava a música, e nela, Candeia, um daqueles compositores que fariam Bach sair rebolando na cadência bonita do samba, como diriam os versos de outro gênio, Ataulfo Alves.



VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados