Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

São Clemente supera adversários e conquista o título do Grupo de Acesso A

Publicado em 19 de fevereiro de 2010

Por Alberto João, Guilherme Marques e Ramiro Costa

Sao ClementeA São Clemente é a grande campeã do Grupo de Acesso A do carnaval carioca. Depois de desbancar Estácio, Renascer de Jacarepaguá e Cubango, a escola está de volta à elite. A apuração aconteceu no Terreirão do Samba, nesta terça-feira, debaixo de mais de 40 graus. A agremiação voltou ao grupo dos grandes do samba depois de um desfile impecável que mesclou alegria e humor, com uma comissão de frente empolgante, que representava a “cidade maravilhosa e suas mazelas”.

As duas escolas rebaixadas são a Paraíso do Tuiuti (262,7 pontos) e a Unidos de Padre Miguel (263,3 pontos). Algumas agremiações que eram dadas como favoritas acabaram ficando bem para trás. É o caso da Rocinha, que ficou na décima posição e por uma posição não foi para a degola (267 pontos). Logo depois, na nona colocação, a Cubango (267, 2 pontos).

* Veja a galeria de fotos

No meio da apuração, o presidente da Cubango, Pelé, tentou invadir o palco para protestar. “Ninguém investiu mais em alegoria do que a Cubango, e nossas notas foram horríveis. Tem que voltar pra a Associação. Essa Lesga é uma m… Ninguém levanta aqui, porque tem um bando de presidente frouxo. Temos que acabar com esse circo, minha escola está sendo quase rebaixada e não fez um carnaval para isso”, esbravejava, muito nervoso.

São ClementeJá o carnavalesco da São Clemente, Mauro Quintaes, preferiu comemorar o título e deixou de lado a confusão. “Realmente a gente estava precisando disso. É bom para dar uma nova impulsionada na minha carreira. Foi um grande trabalho da presidente e de toda diretoria. Com certeza a família São Clemente é muito maior que todo trabalho individual”, vibrou. Depois, o carnavalesco campeão do Acesso de 2010 explicou a escolha do enredo. “Nós escolhemos este enredo do Choque de Ordem justamente por causa da mídia espontânea que isso podia gerar. Qualquer um que falasse do assunto lembraria da São Clemente”, diz. Quintaes ainda não confirmou se permanecerá na escola em 2011.

A irreverência da São Clemente voltou ao Sambódromo. Com desfile alegre e repleto de humor, a escola de Botafogo fez uma exibição correta e segura no sábado de carnaval. Soltos, os componentes brincaram com as fantasias criadas pelo carnavalesco Mauro Quintaes, algumas de extremo bom gosto, outras bem simples. Nas alegorias, houve uma ligeira irregularidade principalmente nos dois primeiros carros, que não apresentavam tanto capricho quanto os três últimos.

São ClementeO ponto alto do desfile, que durou 57 minutos, foi a terceira alegoria da agremiação, que ilustrava muito bem o enredo da escola, “Choque de Ordem na Folia”. Um ringue foi criado no alto da alegoria, onde duas “rainhas de bateria” brigavam entre si.

Comissão de frente empolgou

A comissão de frente, comandada por Caio Nunes, usou a fantasia “Cidade Maravilhosa e suas Mazelas”, e representou o Rio de Janeiro com suas belezas naturais e problemas. Ainda no primeiro módulo, uma colombina saiu do desfile, mas, apesar disso, a comissão empolgou e foi uma das melhores da noite.

São ClementeO samba enredo foi muito cantado pelos componentes da escola. A São Clemente foi muito bem, com fantasias muito criativas, sem pecar em nada. Contradição ou não, a escola esteve contida, apesar de o samba pregar a volta do desfile solto, sem alas formadas em filas.

* Veja a galeria de fotos da festa na quadra

Veja abaixo a classificação geral do Grupo de Acesso A 2010

1 – São Clemente – 270 pontos
2 – Inocentes de Belford Roxo – 268, 7 pontos
3 – Estácio de Sá – 268, 6 pontos
4 – Acadêmicos de Santa Cruz – 268, 2 pontos
5 – Império da Tijuca – 268, 1 pontos
6 – Império Serrano – 267, 9 pontos
7 – Caprichosos de Pilares – 267, 5 pontos
8 – Renascer de Jacarepaguá – 267, 2 pontos
9 – Acadêmicos do Cubango – 267, 2 pontos
10 – Acadêmicos da Rocinha – 267 pontos
11 – Unidos de Padre Miguel – 263, 3 pontos
12 – Paraíso do Tuiuti – 262, 7 pontos


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados