Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Sesc Três Rios promove 2ª edição do Seminário Escolas de Samba

Publicado em 07 de outubro de 2010

Entre os dias 18 e 24 de outubro, o Sesc Três Rios abrirá suas portas para o samba. A unidade vai promover o “Seminário Escolas de Samba – Para tudo não se acabar na quarta-feira”. O evento tem por objetivo envolver as agremiações e os blocos carnavalescos da cidade, mostrando a importância de valorizar o desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos e preservar a memória. O evento contará com debates, oficinas, show e exposição e reunirá personalidades do mundo do samba, como os carnavalescos Alexandre Louzada e Mauro Quintaes, além do diretor de bateria Mestre Odilon e do passista Carlinhos Coreógrafo.

Mestre Odilon e o carnavalesco Mauro Quintaes

A abertura do seminário será no dia 18 de outubro, às 20h, com show de Ronaldinho do Cavaquinho, no Teatro Celso Peçanha. Ele vai relembrar inesquecíveis composições de Waldir Azevedo. No dia 19 de outubro, às 19h30, haverá a primeira mesa-redonda. Intitulada “O Samba no Pé”, ela vai reunir os jornalistas Eugênio Leal e Marcos Batucada. Em seguida, às 21h, será aberta a exposição “Carnavalescos – Criadores da Ilusão”.

No dia 20 de outubro, será a vez do debate “O Carnavalesco e o seu papel nas escolas”, com participação de Alexandre Louzada e Mauro Quintaes. Em 21 de outubro, a mesa-redonda “Preservar a história faz bem à memória” vai reunir o historiador Marcos Roza e o pesquisador Luis Carlos Magalhães. Fechando a série de debates, no dia 22 de outubro, o gestor Nelson Pestana e o diretor de carnaval do Salgueiro Anderson Abreu vão falar sobre projetos sociais e culturais que podem beneficiar as comunidades.

Carnavalesco Alexandre Louzada e Carlinhos Coreógrafo

Carlinhos Coreógrafo, responsável pela ala de passistas do Salgueiro, vai ministrar uma oficina de passistas, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, em dois horários: 14 às 15h30 e 15h30 às 17h. Já o diretor de bateria Mestre Odilon fará oficinas de percussão nos dias 23 e 24 de outubro, nas quadras das escolas Mocidade de Vila Izabel, Bambas do Ritmo e Bom das Bocas.

Confira a programação:
Dia 18/10 – Local: Teatro Celso Peçanha
Choro Aperitivo, com Ronaldinho do Cavaquinho
Local: Teatro Celso Peçanha – 20h – 12 anos
Entrada grátis através de retirada de senha na Secretaria Municipal de Cultura e Entre Rios Jornal.
Dia 19/10 – Local: Sesc Três Rios
19h30 – Debate: “O SAMBA NO PÉ”
21h – Abertura da Exposição: “Carnavalescos – Criadores da Ilusão”
Dia 20/10 – quarta – Local: Sesc Três Rios
9h às 12h – Visita guiada para escolares a Exposição: “Carnavalescos – Criadores
da Ilusão” – Agendar no Sesc Três Rios
19h30 – Debate: “O CARNAVALESCO E O SEU PAPEL NAS ESCOLAS”
Dia 21/10 – quinta – Local: Sesc Três Rios
9h às 12h – Visita guiada para escolares a Exposição: “Carnavalescos – Criadores da Ilusão” – Agendar no SESC
19h30 – Debate: “PRESERVAR A HISTÓRIA FAZ BEM A MEMÓRIA”
Dia 22/10 – sexta – Local: Sesc Três Rios
9h às 12h – Visita guiada para escolares a Exposição: “Carnavalescos – Criadores da Ilusão”      -     Agendar no SESC
19h30 – Debate: “A COMUNIDADE E A ESCOLA DE SAMBA”
Oficinas
Passistas:
- Com Carlinhos Coreógrafo – Responsável pela Ala de Passistas do Salgueiro e pelos shows apresentados pela escola na quadra, em outros locais e no exterior. Premiado como melhor Passista Masculino pelo Estandarte de Ouro do jornal O Globo em 2005 e pelo Tamborim de Ouro do jornal O Dia em 2006. Atuou como coreógrafo das comissões de frente da Aprendizes do Salgueiro e do Boi da Ilha do Governador.
Dias 20, 21 e 22/10 – de quarta a sexta-feira.
Horários: 14h às 15h30min – 15h30min às 17h
Local: SESC
Percussão:
- Com Mestre Odilon – Odilon Costa, mais conhecido como Mestre Odilon, é um importante diretor de bateria do carnaval carioca e considerado por muitos um dos maiores dessa função. Comandou a bateria da União da Ilha entre 1991 e 1993. Foi diretor de bateria do Salgueiro, onde teve uma rápida passagem, até ser convidado pra ser diretor de bateria da Beija-Flor, onde  ficou durante o período de 1993 a 1996. No carnaval de 1998, foi convidado para ser diretor de bateria da Grande Rio onde conquistou o prêmio Estandarte de Ouro do jornal O Globo, nos anos de 1999 e 2005.
Dia: 23 – sábado – 15h às 18h
Local: Quadra da Mocidade de Vila Izabel
Dia 24 – domingo – 10h às 13h
Local: Quadra do Bambas do Ritmo
Dia 24 – domingo – 15h às 18h
Local: Quadra do Bom das Bocas

VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados