Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias

Vila Isabel,em ritmo de Rio+20,mostra que samba é sustentável

Publicado em 20 de junho de 2012

Rio – Diferente do que muita gente pensa, carnaval não acaba na Quarta-feira de Cinzas. A Vila Isabel é pioneira em um projeto bem sucedido que usa a reciclagem de fantasias para erguer o carnaval do ano seguinte. A maior parte desse material, segundo o diretor de carnaval da escola, é usada no desfile da escola mirim, a Herdeiros da Vila.
“Neste ano de 2012, o enredo da Vila falou sobre Angola. Já elaboramos pensando que no próximo ano a Herdeiros da Vila falará sobre um tema correlato”, explica Junior Schall.


Para incentivar as pessoas a guardarem as fantasias após o desfile e devolvê-las à agremiação, a Vila utiliza uma moeda de troca. Quem devolve, tem o passaporte carimbado para desfilar no ano seguinte, já que a escola de samba doa todas as suas fantasias aos componentes.
Essa parceria de carnaval e sustentabilidade surgiu através da integração da Vila com a empresa Nova Guarda Consultoria, que possui um projeto pioneiro voltado para o reaproveitamento de materiais utilizados nos desfiles na Marquês de Sapucaí. O projeto chamou a atenção da FINEP, Agência Brasileira da Inovação, que abriu espaço para a escola na Expo Brasil Sustentável.
“Depois que o desfile acaba, muita gente deixa a fantasia no chão, não tem a consciência de que ela pode ser reciclada. A nossa ideia é levar esse projeto para outras escolas”, diz Cassio Novo, geógrafo e sócio da Nova Consultoria.

Serviço:
Expo Brasil Sustentável
Galpão 3 do Píer Mauá
15 a 21 de junho


VOLTAR

Nenhum comentário

Você pode ser o primeiro a comentar!


Faça um comentário

Campos com (*) são obrigatórios

Seus dados
Comentário

Copyright © 2010 - quintaldosamba.com - todos os direitos reservados