Publicado em 05 de novembro de 2011
Rio – A Viradouro faz uma aposta na beleza natural de Niterói, e escolhe Dandara Oliveira, de 19 anos, para ser musa da Escola e fazer par com Monique Alfradique, rainha da bateria da vermelho-e-branco, para o Carnaval 2012. No próximo dia 12, Dandara será apresentada oficialmente a todos os ritmistas, componentes e torcedores da escola em uma grande festa na quadra, localizada no Barreto.
Além de muito gingado e samba no pé, a libriana e aluna do primeiro período do curso de Administração de Empresas promete empolgar a Sapucaí tocando diversos instrumentos.
“Estão todos convidados a participar. Vou tocar tamborim e mostrar um pouco do samba que vou levar para a Avenida”, diz Dandara.
A musa já participa de desfiles há três anos e afirma que frequenta a escola desde pequena. Ela promete levantar o público durante o desfile.
“Estou muito confiante, tanto em mim quanto na equipe, que tem excelentes profissionais. Vamos garantir a taça no Carnaval de 2012. Mesmo assim, me sinto ansiosa com a responsabilidade de representar uma escola tão querida”, revela.
Para dar conta do recado, ela vai acelerar a rotina de malhação, que hoje acontece três vezes por semana, e ingressar em um treinamento intensivo diário, com direito a personal trainer, além de se dedicar a aprender instrumentos difíceis da bateria, como a caixa, que ala aprendendo a pilotar com o próprio Mestre Carlos, que comanda a ala da Escola.
“Além de valorizar minhas formas, o treino vai me ajudar a melhorar a resistência para encarar o desfile e a maratona de ensaios”, destaca.
O presidente da Viradouro, Gusttavo Clarão, diz que a escolha da moça não podia ser mais acertada, já que ela vem de uma família muito ligada ao carnaval e tem a Viradouro como escola do coração.
“Nada mais justo que dar a ela essa oportunidade. Ela é da escola, os pais também, tem muito samba no pé, sem falar que é linda. Ano passado ela saiu em um carro alegórico e sabe que o certo é subir degrau por degrau”, declara.
Esse ano, o enredo “A vida como ela é, bonitinha mas ordinária” da Viradouro vai homenagear o escritor Nelson Rodrigues e pretende garantir o retorno da agremiação ao Grupo Especial. Em comum, Dandara e o homenageado têm a paixão pelo futebol. Dandara é torcedora do alvinegro e Rodrigues era tricolor.
Serviço:
A quadra da Viradouro fica na Avenida do Contorno 16, no Barreto, em Niterói/RJ.
Guerreira
Dandara foi uma das lideranças femininas negras que lutaram, junto com Zumbi dos Palmares contra o sistema escravocrata do século XVII. Quando os primeiros negros se rebelaram contra a escravidão no Brasil e formaram o Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em Alagoas, Dandara estava junto com Ganga-Zumba. Participou de todos os ataques e defesas da resistência palmarina. Na condição de líder, Dandara chegou a questionar os termos do tratado de paz assinado por Zumba e o governo português. Posicionando-se contra o tratado, opôs-se a Ganga-Zumba, ao lado de Zumbi, com quem teve três filhos. Ela representa, até hoje, liberdade e igualdade. Seu nome significa”a mais bela”.
Nenhum comentário
Você pode ser o primeiro a comentar!